madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções. Por ser um material com diversas padronagens de tonalidades e texturas, é muito versátil e comumente utilizado na arquitetura de interiores.

via Duratexvia Duratexvia Duratexvia Duratex

A utilização desta matéria prima na indústria de pisos e na fabricação de painéisque culminarão em móveis sob medida em marcenarias são duas das opções mais selecionadas pelos arquitetos, no entanto, pouco se fala sobre o processo de produção do material utilizado, além de ser de suma importância optar por empresas que seguem um ciclo sustentável.

CICLO DE EXTRAÇÃO DA MADEIRA

Após a árvore atingir o seu estado de maturidade é feita sua colheita, e logo depois de as toras serem cortadas em tamanhos padronizados, e delas serem extraídos os galhos, é feito o transporte até a fábrica de pisos, painéis MDP e MDF e revestimentos.

O processo de produção das placas, propriamente dito, começa com as toras sendo descascadas em um tambor descascador, onde elas se chocam até que as cascas soltem-se naturalmente. A próxima etapa é a de picagem e produção dos cavacos (pequenos pedaços de madeira que podem ter tamanhos variáveis entre 5 a 50mm). Através de uma grande peneira é feita a seleção dos cavacos que serão utilizados na produção, cuja dimensão é determinante já que cada tipo de produto requer tamanhos diferentes.

Nem os cavacos não selecionados e nem as cascas são desperdiçadas: eles se tornam biomassa que auxilia o processo de queima das peças. Já os cavacos selecionados são cozidos em uma máquina específica, e em outro equipamento são desfibrados, ou seja, transforma-se em fibras e recebem uma resina sintética antes de serem secas com ar quente para obterem a umidade exata necessária. A partir daí, a matéria-prima está pronta para ser transformada em piso ou painéis.

CICLO DE PRODUÇÃO DA DURATEX

Dessa maneira, o ciclo de produção da Duratex segue seis passos, todos alicerçados com o objetivo de manter suas características sustentáveis (com certificação OHSAS 18001 para o sistema de saúde e segurança), bem como o de gerar valor para a sociedade.

1. Produção de mudas

A primeira empresa sul-americano a obter a certificação FSC® (Forest Stewardship Council®), que atesta que suas atividades relacionadas à prática são ambientalmente adequadas, socialmente benéficas e economicamente viáveis para Manejo Florestal. Essa qualificação é resultado da preocupação da empresa em adotar, boas práticas de manejo florestal e de Conservação e Biodiversidade e lar de mais de 1.800 espécies de plantas e animais monitorados e registrados em inventário, desde a década de 70, pela companhia, em parceria com universidades e centros de pesquisas.

– Captação de água da chuva para a irrigação das mudas;
– Capacitação profissional para pessoas com deficiência;
– Curso gratuito para formação de jovens tratoristas;
– Estufa de clones (desenvolvimento e pesquisa de material genético).

 2. Plantio

 Pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para silvicultura e colheita.

 3. Preocupação com a floresta plantada

– Madeira extraída de áreas de reflorestamento;
– Uso de drones para monitoramento;

– Manutenção e conservação de estradas na floresta;
– Estudo sobre os fluxos de água e carbono nas plantações de eucalipto;
– Uma das primeiras empresas da América do Sul a conquistar a certificação FSC de manejo florestal;
– Proteção florestal contra pragas e incêndios;
– Monitoramento da fauna e flora;
– Corredores ecológicos com áreas de conservação.

 4. Colheita

 5. Carregamento da madeira

 6. Fábrica

– Baixa emissão de CO² devido à logística de transporte;
– Avaliação das práticas socioambientais dos fornecedores.

PROCESSO PRODUTIVO DOS PISOS E PAINÉIS DE MADEIRA
*No caso dos pisos, o processo produtivo segue exatamente as mesmas etapas, porém inclui uma mais: a fase de usinagem do painel para confecção do encaixe de sistema click. Após todas essas etapas, os produtos são fabricados e prontos para entregar em suas lojas.

ref https://www.archdaily.com.br/br/795135/conheca-o-processo-de-extracao-da-madeira-para-uso-em-pisos-e-revestimentos