Todas as vezes que buscamos o assunto sobre sustentabilidade a madeira aparece, muitas vezes ela aparece totalmente industrializada com resinas e vários produtos químicos que são aplicados em processos que demandam um grande gasto de energia e nada eficiente, deixando a sustentabilidade de lado. E pior, Compramos esses produtos sem saber que estamos sendo enganados. Quando dizemos Arquitetura ou Construção Sustentável estamos falando da soma de um processo que envolve o material da matéria prima até o final de sua vida útil. Então se errarmos em alguma parte desse processo, falhamos no ciclo todo.
Vamos deixar mais claro, sintetizando o termo sustentabilidade:
“…desenvolvimento que permite o atendimento das necessidades das presentes gerações sem comprometer o atendimento das necessidades das futuras gerações”. Esse conceito foi definido pela Comissão Brundtland em 1987, Conferência da ONU, Estocolmo em 1972.
Agora que ficou mais claro esse processo e o cuidado que temos que ter ao analisar ou julgar um material para nossos projetos, vamos voltar na madeira.
Por que a madeira é sustentável?
A Madeira é o único material que usa energia limpa e de fonte renovável. Estamos falando de madeiras provenientes de reflorestamentos e áreas próprias para ser plantadas. A matéria prima da madeira é a natureza, para se desenvolver as arvores transformam o CO2 em Oxigênio pela fotossíntese, usando a água e a energia solar. É o que chamamos de sequestro de carbono! Exatamente, durante toda sua vida a árvore vai aprisionando o CO2 em suas fibras. Após o corte da árvore, se a madeira receber tratamento adequado, esse CO2 fica aprisionado por muitos e muitos anos.
Já os outros materiais da construção civil como o aço, concreto e cerâmica são responsáveis por grande parte das emissões nocivas de CO2 na atmosfera. Por outro lado, incentivar o consumo de madeira CERTIFICADA faz com que cresça a produção aumentando a retirada desse gás carbônico da atmosfera e aprisionando nas madeiras, filtrando e tratando o ar do planeta.
Na linha de produção e aparelhamento dessas madeiras a energia gasta é muito baixa quando comparada com todos os outros materiais. Atualmente possuímos tecnologias avançadas para compor estruturas de madeira usando apenas lâminas, compensados e até a serragem é utilizada para acabamento e para gerar outros subprodutos.
O Brasil tem território vasto e apropriado para o cultivo de madeiras, em qualquer cidade encontramos serralherias e marcenarias, nas regiões sudeste e sul a madeira é bem empregada e tem seu valor entrelaçado à historia e às culturas regionais. A madeira é um material nobre e esta sendo usada da maneira errada na maioria das construções, por isso é importante informar aos profissionais da sua extrema importância na arquitetura e sustentabilidade.
A madeira pode ser transportada bruta ou acabada, como no Brasil tem madeira em todo o território seu gasto com o translado não é considerado prejudicial, mas se o cultivo for incentivado podemos tornar o gasto energético com transporte ainda menor.
ref: https://www.arqblog.com.br/curiosidades-na-arquitetura/madeira/